sábado, 23 de outubro de 2010

O Assistente Social Escolar

Você estudante ou profissional inserido na escola tradicional, como pedagogo, professor de disciplinas específicas, orientador ou supervisor educacional, deve estar se perguntando, o que têm a ver Assistente Social com Escola ou Educação?
       Entendemos que a escola não tem como propiciar suporte às necessidades presentes com o mesmo quadro de profissionais de séculos passados. Deste modo, compreende-se que o Assistente Social, é um dos profissionais que deve ser inserido urgentemente neste contexto.
A família, como foco principal de atuação do Assistente Social, é uma agente importante para essa mudança que a educação precisa. Pois atendimento integral ao aluno, só se efetiva na medida em que contemplamos a sua família na intervenção.
O papel do Assistente Social no ambiente escolar poderá ser melhor e mais absorvido a partir do momento em que ele for construindo habilidades aceitas pelo núcleo escolar. Um exemplo seria à orientação dos alunos fora da sala de aula, especialmente no momento em que os mesmos passam por momentos difíceis, fase confusa em que estão desenvolvendo a personalidade, os adolescentes geralmente são os que mais sofrem nessa fase de autoconhecimento, em que se preparam para o mercado de trabalho.
Há muitos casos de drogas, violência doméstica, violência sexual, identificadas a partir do comportamento de crianças e adolescentes na escola. Isso reflete diretamente no rendimento do aluno, causando altos índices de evasão.
A entrada do profissional do serviço social na escola, portanto seria um fortalecimento para professores e diretores, pois hoje, os mesmos tentam além da tarefa de educar, também se desdobram na tarefa de compreender e intervirem sozinhos na realidade social de cada aluno, muitas vezes sem condições ou tempo para isso.
Ainda é importante destacar, quais valores e princípios norteiam a atuação do Assistente Social Escolar, no que se refere a família.
Vislumbramos na família, sua emancipação, autonomia, cidadania, enfim suas potencialidades, as quais muitas vezes, em detrimento das problemáticas vivenciadas, estão adormecidas. Acreditamos sim, na transformação social, não aquela que acontece de um dia para o outro, porém temos o papel de promover o conhecimento, o acesso as informações e a constante reflexão sobre as situações cotidianas.
Enfim, o Assistente Social dempenha um trabalho educativo, o qual transcende as concepções e julgamentos, que a sociedade impõe sobre os sujeitos




Segundo Almeida (2000, p. 19) “durante muitos anos associação entre Serviço Social educação esteve, quase que de forma automática, relacionada ao campo da formação profissional ou à dimensão educativa do trabalho dos assistentes sociais”.














BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. O Serviço Social na Educação. Revista INSCRITA, nº 6. Conselho Federal de Serviço Social, 2000. p 19.
MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro, "Serviço Social: mediação escola e sociedade". Franca/SP, UNESP-Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Dissertação de Mestrado, 2000.
(Artigonal SC #511047)


ABRAÇOS .....

4 comentários:

  1. Eu não conheço blog mais atual que este, parabens!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, atuo numa instituição que atende crianças e adolescentes no horário complementar perfazendo assim o período integral e sei o quanto temos a batalhar com os conflitos familiares que dificultam a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. esse trabalho e maravilhosso sou fa de vcs

    ResponderExcluir