quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Descoberta da causa do câncer de próstata pode levar a novos tratamentos

Segundo pesquisa inglesa, mutação genética causada pelo hormônio masculino desencadeia a doença


O câncer de próstata, que matou 12.000 brasileiros em 2008, pode deixar de ser um pesadelo para muitos homens. A equipe do médico Yong-Jie Lu, do Institute of Cancer at Queen Mary University, em Londres, publicou uma pesquisa no periódico Cancer Research afirmando que uma mutação genética causada pela exposição aos hormônios masculinos, como a testosterona, é a responsável pelo surgimento da doença. Agora, a equipe caminha para descobrir mecanismos de controle desses hormônios como prevenção e novas formas de tratamento da doença.
A mutação do tipo específico de gene que causa esse tipo de câncer acontece quando o DNA de diferentes partes do cromossomo da célula se fundem. Essa reação inesperada entre os genes é reflexo da exposição aos hormônios masculinos e significa o começo do desenvolvimento do câncer de próstata. “A fusão do gene TMPRSS2:ERG, detectada em 50% dos casos da doença, é o tipo mais comum encontrada em doenças malignas humanas”, afirmam os pesquisadores.
Segundo Yong-Jie Lu, a descoberta é o primeiro passo para melhorar os tratamentos de prevenção do câncer e até mesmo levar a tratamentos mais eficazes e, possivelmente, uma cura. “Se nós conseguirmos controlar os níveis dos hormônios andrógenos, há uma grande possibilidade de que possamos ajudar milhares de homens, especialmente aqueles que estão no grupo de risco por terem histórico familiar da doença”, diz Yong-Jie.

Fonte Revista Veja.

Ana Virgínia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário