quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL!!!!


OLA!! VENHO hj falar um pouco sobre diversidade cultural, estamos produzindo um seminário a respeito deste assunto, então achei o tema interessante e me senti no  dever de compartilhar com vcs novos saberes. Para vcs que gostam de interagir e estar atualizados por isso vou expor um pouco do que aprendemos!!!!  

 A sociedade brasileira reflete, por sua propria formaçao historica, o pluralismo!!!

A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentaçao, modo de se vestir , entre outros fatores. É uma caracteristica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geraçao em geraçao e demostra aspectos locais de uma populaçao. 
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

“Desigualdades raciais e identidades culturais”, visões antropológicas , relativismo cultural: o significado de um ato deve ser visto em seu contexto posturas que se manifestam nos planos  intelectual e afetivo.

O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência pretensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural, mas nós futuras asistentes sociais devemos nos despir de qualquer tipo de preconceito, pois somos todos iguais e juntos seremos sempre mais. Devemos respeitas todas as tribos somos seres mutaveis e vivemos constantes transformaçoes seja no ambito, pessoal, profissional, amoroso... devemos ter consciencia que enriquecemos nossa personalidade e nossas relaçoes atraves do conhecimento de outras culturas e dos contatos que temos com elas.


Viva o interculturalismo é a aceitação e o respeito pelas diferenças.
Vamos lutar por um bem comum, onde possamos expressar nossas opiniões sem pudores, lutando por nossas causas integrando todas as culturas numa mesma teia   “A do conhecimeto”.

O preconceito esta em vc !!!! se liga...

Bjsss
Dayanne Lino


Sites de pesquisa:
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/etnocrelativmultic.htm

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ENADE

ENADE:EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES

SERÁ REALIZADO NA SEGUINTE DATA 21/11/2010
TEM COMO FINALIDADE  Á AVALIAÇAO DE ALUNOS CURSANDO O ENSINO SUPERIOR.
NO DIA 22/10/2010 SERÁ DIVULGADO OS LOCAIS ONDE IRAR SER REALIZADO AS PROVAS.
22/10/2010 INICIO DA ENTREGA DO CARTÃO DE INFORMAÇAO DO ESTUDANTE.
AINDA NESTA DATA 22/10/2010 PERIODO PARA RESPOSTA ELETRôNICA  REFERENTE AO QUESTIONARIO DO ESTUDANTE.
21/11/2010 APLICAÇAO DA PROVA.
E POR FIM NO DIA 16/12/2010 PREVISÃO DE DIVULGAÇAO DA RELAÇAO DE ESTUDANTES EM SITUAÇAO INREGULAR JUNTO AO ENADE.

ATENÇAO: HA PROVA TERA 40 QUESTOES , 75% SERA MATERIAS ESPECIFICAS E 25% ATUALIDADES.
HORÁRIO DA REALIZAÇAO DA PROVA:13:00 (HORÁRIO OFICIAL DE BRASILIA),MAS COMO ESTAREMOS EM HORÁRIODE VERÃO TEREMOS QUE ESTAR ÁS 11:00 HORAS.
NENHUM ALUNO PODERAR REALIZAR HA PROVA APOS O HORÁRIO DITO.
PARA MAIS INFORMAÇOES :ACESSE
http://www.inep.gov.br/  OU LIGUE 0800-61-61-61. BOA SORTE!!!!!!!!!!!!!!!!

CRISTIANE CUNHA



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia nacional do idoso

Bom dia a todos. O final de semana passou. Quem precisava descansar, estudar, elaborar trabalhos para a faculdade ou farrear, assim o fez. Eita final de semana que vai deixar saudade para algumas integrantes da turma 9273...bom, deixa pra lá.
 
Tenha todos uma ótima semana. Uma semana de paz, produtiva e de muitos objetivos alcançados.
 
Deixo para o conhecimento de todos uma breve pesquisa acerca do dia nacional do idoso.
 
 
O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.
O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde são os principais.
Segundo pesquisa do IBGE, apenas 26,9% do total de idosos no País possui algum plano de saúde, sendo que em algumas regiões como a nossa (Nordeste) essa taxa ainda cai para 13%. As mulheres são ainda mais afetadas, porque vivem mais tempo e, em geral, com menos recursos e menos escolaridade.
Diante desse quadro, o governo brasileiro precisa elaborar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa mudança da pirâmide populacional.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vem aí o XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social

Com o tema Crise do Capital e Produção do Conhecimento na Realidade Brasileira: pesquisa para quê, para quem e como?, o XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS) será realizado no Rio de Janeiro (RJ), de 6 a 10 de dezembro de 2010, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E com uma novidade: representando o debate acumulado e a experiência adquirida nos últimos eventos máximos da pesquisa em serviço social, o Encontro vai inaugurar um novo contexto da pesquisa na área, com a consolidação da estratégia dos Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs).

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e integrante da comissão organizadora Elaine Behring, o ENPESS 2010 será um dos maiores dos últimos anos, já que foram enviados 1720 trabalhos e inscritas 35 mesas coordenadas. "Por outro lado, a novidade dos GTPs já está mobilizando os pesquisadores da área. O Encontro vai incrementar e coletivizar a agenda da pesquisa, além de discutir outros temas relacionados à graduação e pós-graduação e a sucessão da ABEPSS em sua Assembléia bi-anual", destaca Behring.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento, por meio do site da ABEPSS (www.abepss.org.br/enpess2010). O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito via boleto bancário ou depósito. Clique aqui para consultar os valores.

O tema deste ano tem como objetivo discutir os impactos da crise contemporânea do capital na produção do conhecimento, em um país marcado pela constituição de uma universidade heterônoma, ou seja, que historicamente reforçou as relações de dependência, no contexto de desenvolvimento desigual e combinado da economia capitalista.

O XII ENPESS terá conferências, Colóquios – dos GTPs, Graduação, Pós-Graduação, Residência em Saúde – mesas coordenadas, sessões de comunicação oral e de apresentação de pôster. Os eixos articuladores do Encontro são os mesmos dos Grupos Temáticos de Pesquisa, ou seja:
1. Trabalho, Questão Social e Serviço Social
2. Política Social e Serviço Social
3. Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional
4. Movimentos Sociais e Serviço Social
5. Questões Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social
6. Classe Social, Gênero, Raça/Etnia, Geração, Diversidade Sexual e Serviço Social
7. Ética, Direitos e Serviço Social
Durante o evento, serão homenageados os Cem Anos de Noel Rosa, já que a UERJ se localiza em Vila Isabel, berço do samba e de Noel, que representa a resistência irreverente. Será homenageada também a Professora Nobuco Kameyama, que expressa a resistência nas suas escolhas teóricas, políticas, com grande contribuição para a formação de pesquisadores, para a história da ABEPSS e a organização da pesquisa no Serviço Social brasileiro.


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF - 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br



Atualização: Hermilaine

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Agora é Lei !!!



    Após a grande mobilização pela votação, aprovação e sanção do PLC 152/2008, que veio a se tornar a Lei 12.317/2010, fixando a carga horária máxima dos/as assistentes sociais em 30h semanais sem redução de salário, a luta continua em prol da efetiva implementação da nova legislação na realidade dos/as profissionais da categoria., A presidente do CFESS ressaltou que junto às ações do Conjunto, a categoria deve se manter  mobilizada divulgando a nova Lei e a campanha para sua implementação das 30 horas para assistentes sociais sem redução salarial.
               
                       As instituições devem respeitar e fazer valer este direito da categoria!


Fonte de pesquisa: 
http://www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=473

Atualização feita por: 
Kamilla Gadelha e Deborah Dayanne

Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes

Para nosso conhecimento:
 
O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos nessa luta, e também como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

A comemoração informal passou a ser oficial por meio de Lei Federal aprovada em 11 de julho de 2005, que instituiu o Dia Nacional de Luta das pessoas com Deficiência.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente no Brasil existem mais de 25 milhões de pessoas com deficiência. Segundo o Instituto, daqueles que declararam algum tipo de deficiência, aproximadamente 70% afirmaram não sair de casa por problemas socioeconômicos ou por falta de informações.
Ainda segundo a pesquisa, apenas 3% das pessoas com deficiências, na faixa de 14 a 60 anos, são atendidas pelos serviços formais de educação, de saúde e de reabilitação. A Educação a Distância (EAD), por sua flexibilidade e utilização de tecnologias assistivas, pode e é um dos pilares de acesso a uma formação adequada para estas pessoas.
Conforme os números da deficiência no Brasil, 14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. A maior proporção se encontra no Nordeste (16,8%) e a menor no Sudeste (13,1%). Dos quase 25 milhões de deficientes no Brasil, a maioria é do sexo feminino (53,79%). A deficiência que mais atinge a população no Brasil é a visual (48,13%, contemplando 11,8 milhões de pessoas). No Brasil, 7 milhões de portadores de necessidades especiais são analfabetos.

Fontes:

Quanta informação importante não é mesmo?
Parabens a todos que se engajam nesta luta em prol dos deficientes.

Hermilaine

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uma pitada do que estamos estudando...

Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.

Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.

Esta "mãozinha" do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.

Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.

No setor público, que emprega a maioria desses profissionais - 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.

Em uma penitenciária, por exemplo, ou em abrigos de menores, o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A idéia é fazer com que esses indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.

    Para começar na carreira de assistente social, você deve ingressar no curso universitário de Serviço Social, que dura quatro anos. É bom saber, antes de mais nada, que a capacidade de analisar e compreender os problemas sociais é mais que bem-vinda: é necessária! Daí o currículo do curso incluir matérias como sociologia, psicologia social, teoria da comunicação, antropologia e gestão social. O curso lhe dará noções básicas e fundamentais para atuar na área. Além de muita teoria, o aluno vai se deparar também com trabalhos de campo, que começam a ser feitos logo nos primeiros semestres do curso. Em campo, é possível trabalhar diretamente com comunidades carentes ou em hospitais. De início, você só vai observar o comportamento das pessoas: depois é que entrará em contato direto com elas. O estágio é obrigatório. O futuro assistente social sairá da faculdade com as condições necessárias para desenvolver planejamentos estratégicos em diversas entidades, principalmente aquelas com objetivos voltados para a ação social. E não esqueça: uma vez formado, é obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Assistentes Sociais para exercer a profissão. Não é mole não gente!!! Isso tudo eu já sabia, mas pesquisei daqui ó: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/assistente_social/home.html

domingo, 19 de setembro de 2010

Apresentação

Olá.
A idéia da  construção deste blog surgiu de uma proposta feita pelo Samuel Lima, nosso professor da disciplina de Tecnologia e Sociedade.Pois bem, aqui estamos.
Somos alunas do 2º semestre do curso de Serviço Social e  nosso objetivo com este blog é contar a nossa trajetória como alunas, como mulheres, como pessoas. Contar o que estamos aprendendo, falar um pouco de nós e nos divertir também, que ninguém é de ferro.Preparem - se para rir, pra chorar, e pra conhecer um pouco sobre este curso que nos encantou e que está fazendo de nós seres humanos muito melhores do que há alguns meses atrás quando demos início ao curso.Nossa equipe é composta por:Ana Virgínia, Deborah Dayanne,Hermilaine Menezes , Michelle Mesquita, Kamila Gadelha e Maria Cristiane.


Muito prazer e sejam bem vindos!!!